A morte


A morte de fato é o episódio mais certo na vida de uma pessoa e mesmo assim, teimamos em não querer vê-la. É uma situação inusitada, triste e incompreensível, a morte. E quando ela chega próximo, traz uma dor quase que insuportável, pelo menos no curto espaço de tempo. Teimamos em aceitá-la, culpamos Deus ou o diabo, mas o fato é que ela vem. Semana passada morreu Steve Jobs, cheio da grana, 56 anos (muito abaixo da expectativa de vida norte-americana), e ela chegou, abraçou e o levou embora. Um amigo perdeu um ente querido também nessa semana e me perco na dúvida do que fazer, algo para amenizar a dor, o que fazer? Nada mais clichê que: Meus pêsames, uma palavra que é muito usada e pouco compreendida. Nada mais perigoso que: Ela está num lugar melhor, o egoísmo nos faz querer sempre as pessoas amadas ao nosso redor, então tentar consolar com a possibilidade do paraíso, no meu modo de ver, pode ser um tiro no pé (embora eu acredite, só acho que pode ser revoltante para quem escuta). Nessas horas calar-se parece uma ótima opção, e deve ser mesmo. O que eu poderia dizer é que sinto muito pela sua dor, pela ferida que foi aberta no seu coração e que ainda sangra, mas que vai estancar e formar uma cicatriz enorme que você nunca vai conseguir esquecer, nem deve. Sinto muito, muito mesmo, e nem faço idéia do tamanho de sua amargura, o que posso dizer é que na necessidade de um amigo, estou aqui. Chore sua dor, lamente sua perda e quando se cansar de chorar, levante-se e siga em frente, pois certamente era o desejo de sua amada mãe.

E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.  2 Samuel 12:18-24

Comentários

  1. Belo texto, é sempre bom vir por aqui, se fosse pago eu diria que "pagou o ingresso"! ahshaushua

    ResponderExcluir
  2. Valeu John... você sempre por aqui.. valeu garoto.. quando aparecer por Rondônia, dá um alô..
    Abraços...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá legal, tudo bem...

O buraco era mais ao lado

Lindomar Garçon lidera pesquisa IBOPE