Nossos heróis regionais

E já vai começar a movimentação para as eleições 2012 e alguns hábitos reaparecem em novas caras. Há alguns anos atrás começou a surgir na mídia local um gerente de uma concessionária que faltava fazer milagres nas propagandas, o cara enfrentava água, terra, fogo e ar para vender carros novos.  Até aí tudo bem, o que me chamava à atenção era a exposição demasiada de um gerente, muitas vezes aparecendo mais que a própria empresa. Conclusão: Pré-candidato a prefeitura de Porto Velho.
Mas isso é algo praticado há muito tempo. Alguém pelo amor de Deus me explique o que significa um Deputado Federal que pede ajuda as famílias carentes de Porto Velho e Candeias do Jamary? Seria mais interessante que ele ocupasse o tempo ocioso pensando em alguma forma de melhorar a vida da população com projetos que beneficiassem todos, mas isso geralmente não ganha votos. Chorar junto com uma velhinha que não tem nada ou com uma mãe de oito filhos que depende do Programa Bolsa Família para se alimentar isso ganha votos.
No primeiro caso o cidadão utilizou TV, rádio, outdoors, panfletos, camarotes no carnaval e na exposição agropecuária, toda mídia disponível para se tornar uma figura conhecida e conseguiu. O outro utiliza seu programa de “exibição da miséria” para se eleger e reeleger eleição após eleição. Assina atestado de incompetência e ganha aplausos de muitos.  A própria Assembleia Legislativa espalha propagandas para dizer que economizou milhões de reais ou então pra dizer que ninguém mais precisa pagar R$0,50 para utilizar o banheiro nas rodoviárias, meu Deus que vitória. Eu sonho com o dia em que veremos a noticia que a Assembleia gastou milhões na construção de uma Universidade Estadual, que aumentou o salário dos professores, que construiu vários Centros Profissionalizantes para jovens carentes ou então que o Prefeito investiu mais em saneamento básico que em asfaltamento.
A impressão que tenho é que os bons continuam afastados da política. Quando entram:
1 – Se “adaptam” ao sistema;
2 – Se afastam do sistema;
3 – Eliminam o sistema;
4 – São eliminados pelo sistema.
Continuo desacreditado na política, mas espero que um dia tenha que voltar atrás e reconhecer que estava redondamente enganado. Que Deus me ajude.

Comentários

  1. O primeiro, até agora, parece estar investindo o seu próprio dinheiro... o segundo é símbolo da política decadente rondoniense. tenho a impressão que ele (o segundo) está "lá" para nos mostrar o que acontece quando se vota irresponsavelmente.

    ResponderExcluir
  2. O que me assusta é o fato do cara ter gasto tanto dinheiro dele... Pra recuperar? hehehehe... Nos falta competência pra escolher nossos candidatos...

    ResponderExcluir
  3. Putz! sério que esse cara quer ser prefeito?! com certeza tem o apoio de muitos empresários, infelizmente! cara o garcon faz uma cara tao triste no programa q ate eu tenho pena(dele),um dep federal que se presta a esse papel é prq nao tem competencia mesmo.

    ResponderExcluir
  4. A indignação já pode ser considerada uma forma de protesto? Diz aí mestre Joe e Chumbex.

    Minha grande dúvida é... O que fazer para mudar tudo isso?

    É tão fácil chamar um político de ladrão, porém, a única coisa que fazemos é isso. No fim somos todos bundões.

    ResponderExcluir
  5. Evandro... Antigamente eu ficava indignado e calado, hoje fico indignado e escrevo, amanhã talvez façamos algo mais útil. Até porque não podemos matá-los, são tantos. O que nos cabe é ver essa corrupção e tentar não se corromper, nem nas pequenas coisas, nada de usar nosso jeitinho brasileiro. É difícil, é complicado, mas é possível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tá legal, tudo bem...

O buraco era mais ao lado

Lindomar Garçon lidera pesquisa IBOPE